People who are different change the world

16/10/2013

Os Substitutos de Ovos e o novíssimo site Alimenta



A Associação portuguesa das Alergias e Intolerâncias Alimentares, inaugurou recentemente um site com temas que muito interessantes, o Alimenta. Para início de conversa,

Como substituir ovos nas receitas de bolos, bolachas, biscoitos e panquecas:
  1. Substituto de ovo comercial - Este produto em pó vende-se em embalagens. A quantidade a usar está indicada no rótulo. Usualmente mistura-se o pó com água para obter uma paste homogénea que dará a consistência do ovo. Nas receitas em que é preciso substituir um maior número de ovos pode ser necessário adicionar leite (de soja, arroz ou outro) para tornar a massa do bolo mais homogénea menos densa. Estes produtos não totalmente isentos de sabor mas podem ser usados na substituição de todos os tipos de receitas. No entanto deve verificar-se sempre o rótulo pois alguns destes produtos podem conter outros alérgenos.
  2. Banana e sumo de maçã - Para substituir um ovo pode usar ½ banana ou ¼ de chávena de maçã. Estes ingredientes podem dar algum sabor ao produto final pelo que deve ser usado em receitas que permitam um sabor mais frutado. Esta substituição serve bem para ligar a massa mas não ajuda a crescer, pelo que se for usado em bolos deve acrescentar-se fermento ou bicarbonato de sódio. Ao usar estes substitutos pode ser necessário acrescentar tempo de cozedura à receita. O sumo de maça é o substituto mais usado na confecção de brownies.
  3. Gelatina e Agar-agar - Basta misturar uma colher de sopa de gelatina ou agar agar a três colheres de sopa de água morna, misturar e juntar à restante massa.
  4. Abóbora - 1/3 de chávena de abóbora cozida e reduzida a puré substitui um ovo e dá uma boa textura a queques e muffins. Fica um travo a abóbora que fica muito bem em receitas com canela e baunilha, bolos de outono e de natal.
Agora é só experimentar e ir acompanhando com regularidade as novidades deste site. E ir testando umas ideias! 

2 comentários:

  1. Este site tem realmente informações muito úteis que podem ser utilizadas na dieta hipoproteica e também receitas bem interessantes. A acompanhar sem dúvida.
    Obrigada por mais esta informação preciosa Sofia. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha visto a ideia da abobora como substituta do ovo.

    ResponderEliminar