People who are different change the world

12/01/2012

Puré de Batata Hipoproteico

A restrição de batata na dieta do meu Pku é muito grande, 20gr por dia (1Parte de batata), não dá para nada e costumo substituir esta quantidade por batata doce, como já aqui referi. Mas hoje descobri uma embalagem de fécula de batata da Condi, com informação nutricional, na minha mercearia do bairro, e com 0,1gr de Proteína por 100gr de produto, pareceu-me que era possível lançar-me a mais um básico na minha cozinha Pku, o puré de batata hipoproteico! E importante, sem tocar na Parte de batata da dieta.
Podem rir-se por ser tão básico, de ser um simples puré de batata, mas a minha alegria foi tal ao fazer um puré de batata em quantidade apreciável, sem complexos, e que foi pura e simplesmente devorado ao jantar com uns cogumelos fatiados, cozidos a vapor e regados com azeite.

Puré de Batata Hipoproteico (uma dose infantil)

  • duas colheres de sopa rasas de fécula de batata
  • leite hipoproteico q.b. 
  • uma noz de manteiga
  • umas pedrinhas de sal marinho, a gosto
Dilui-se a fécula no leite frio e vai a lume brando mexendo sempre até começar a espessar, junta-se a manteiga, tempera-se e quando ficar com "cara" de puré, está pronto. Consoante o desenrolar do processo junta-se um pouco mais de leite ou de fécula para adquirir uma textura adequada. Os temperos serão os que se quiser, como no caso, é um puré infantil, só juntei umas pedrinhas de sal marinho. O meu puré ficou bastante sólido, e foi tal o sucesso que já estou a planear os meus próximos croquetes!

8 comentários:

  1. Bom dia Chef Sofia!
    Nunca pensei que fosse possível fazer puré de batata com fécula de batata! E uma fotografia dessa maravilhoso puré, consegue-se arranjar?
    Que excelente ideia Cientista-Chef Sofia!
    Bisoux

    ResponderEliminar
  2. Viva Chef Paula,

    Open mind, é uma das nossas melhores características de Mães Pku! Omeletes sem ovos, puré de fécula. Desapareceu do prato perante o meu espanto! E já repeti a dose ao almoço e foi o mesmo sucesso. Tenho que equilibrar a textura, acho que vou juntar uma colher de natas Hoplá para ficar verdadeiramente perfeito. E tirar uma fotografia ao prato antes de ficar vazio.
    Bisous
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Olá ,
    Acho uma ideia interessante e vou fazê-la para o jantar de hoje mas tenho uma dúvida comprei mas é da ramazzoti e não sei se serve alguem me pode dizer e que colher ponho de natas?

    beijinhos

    Catarina

    ResponderEliminar
  4. Olá Cathy,
    Eu preferi a embalagem da Condi porque tem informação nutricional,assunto em que a Ramazotti é omissa. Deve ser equivalente, mas nunca se sabe. Ainda não experimentei juntar as natas mas da próxima vez vou juntar uma colher de sobremesa. Vai deitando aos poucos e logo vês o resultado.
    Depois conta como é que saiu e o que achaste.
    Um beijo
    Sofia

    ResponderEliminar
  5. Olá a todas,
    Já não venho aqui há algum tempo e estou admirada com tantas novidades... Onde posso arranjar a fécula? Onde posso arranjar as natas Hoplá?
    Beijinhos a todas.
    Isabel Mendonça (Mãe Mafalda)

    ResponderEliminar
  6. Viva Isabel!
    As miúdas estão boas? A Mafalda, em particular?
    A fécula de batata encontra-se em qualquer supermercado com média dimensão, preferi a Condi, porque tem informação nutricional e conseguimos controlar a quantidade de proteínas com segurança. As natas Hoplá não estão no circuito de distribuição normal. O ano passado fiz uma encomenda em conjunto com outras mães e só assim as conseguimos obter. A apofen, parece que as disponibiliza nas instalações no Porto. Quando voltar a encomendar as natas, envio um email a perguntar se está interessada.
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  7. Boa noite sofia, pois sou nova aqui e admito que ainda nao sei usar muito bem este forum.
    Poderas me informar onde encomendas as tuas natas?
    Eu sou mae de um menino de 2 anos pku e ainda ando a tentar me informar de tudo.
    Muitas receitas que lhe faco sao vistas aqui agradeço a todas por as dicas.
    Meu mail e diana-quelhas@hotmail.com
    Beijinhos e obrigado ;)

    ResponderEliminar
  8. Bom dia, será que pode me dizer quanto é que este puré feito com 2 colheres de fécula de batata equivale a puré feito com batata mesmo? Que quantidade de batata se usa para fazer a mesma quantidade de puré?

    ResponderEliminar